Como a telemedicina pode potencializar os atendimentos de saúde mental

Fonte: Foto de Matilda Wormwood no Pexels

Os atendimentos de saúde mental são cada vez mais requisitados pela sociedade, que busca formas de melhorar sua qualidade de vida e saúde.

O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 19 milhões de brasileiros sofrem de transtorno de ansiedade e aponta aumento de 25% em transtornos mentais nos últimos anos no Brasil.

A OMS indica que a dificuldade de acesso aos profissionais qualificados e a centros de saúde mental fazem com que apenas uma pequena parcela da população tenha condições de tratar e cuidar desses transtornos.

Neste sentido, a telemedicina é uma grande aliada, pois facilita os atendimentos tanto para a realização de diagnóstico quanto para o acompanhamento e tratamento – através das consultas online.

Conheça neste artigo os principais benefícios da telemedicina para os atendimentos de saúde mental.

Como funcionam os atendimentos de saúde mental pela telemedicina

Para o atendimento online paciente e profissional da saúde conectam-se através do uso de alguma tecnologia digital.

Assim como em uma consulta presencial, o horário é marcado previamente, a diferença é que cada um pode estar em um local diferente.

Desse modo, a telemedicina diminui ou elimina a necessidade de visitas presenciais, reduzindo o custo com aluguel de sala ou consultório para o profissional. Ao mesmo tempo, diminui o tempo de viagem e outros encargos para os pacientes.

A qualidade e sigilo dos atendimentos é garantida, pois mesmo através do atendimento remoto o profissional deve seguir o Código de Ética Profissional do Psicólogo, protegendo a intimidade de seus clientes.

5 Benefícios da telemedicina para atendimentos da saúde mental

Os atendimentos de saúde mental pela telemedicina trazem benefícios tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Abaixo elencamos os 5 principais:

1.Desafoga consultórios

De modo geral, a telemedicina diminui filas de espera e desafoga o atendimento presencial em hospitais e pronto socorro, pois serve como uma pré-triagem.

No cenário dos atendimentos de saúde mental, a teleconsulta reduz o tempo de espera entre um atendimento e outro – mesmo quando o profissional atende pacientes nas duas modalidades (presencial e online).

Isso porque a consulta online apresenta menor índice de atraso de pacientes, permitindo que todas ocorram no planejamento – evitando longas esperas.

2. Amplia a rede de atendimentos de saúde mental

Como a telemedicina facilita a realização da consulta, muitos profissionais usam esse recurso para levar seu atendimento para mais pessoas, aumentando a rede de psicólogos e psiquiatras disponíveis.

Dessa forma, pacientes podem se conectar com profissionais de diferentes regiões, podendo escolher entre diversos tipos de abordagem e consulta.

3. Facilita o acesso de atendimentos de saúde mental

As tecnologias são cada vez mais inclusivas e levam para dentro da casa das pessoas um atendimento psicológico de qualidade.

O uso do celular, computador ou tablet conectado à internet possibilita que pessoas em regiões remotas – e de difícil acesso – consigam cuidar de sua saúde mental com acompanhamento médico adequado.

4. Facilita o acompanhamento dos pacientes

A telemedicina facilita o acompanhamento, permitindo que paciente e profissional se comuniquem sem a necessidade de um encontro presencial – em qualquer momento crítico.

Por exemplo, com o uso das diferentes tecnologias o profissional consegue auxiliar um paciente no controle de uma crise. Ainda, pode entrar em contato com familiares ou contatos de emergência caso perceba algum risco.

5. Evita o desenvolvimento de doenças e transtornos

Muitas pessoas não possuem condições de frequentar consultas com psicólogos – seja por falta de tempo ou dificuldade de acesso.

Com isso, não é raro os casos de pacientes que buscam por esse tipo de atendimento somente quando já estão no estágio avançado de alguma doença mental.

As facilidades da telemedicina fazem com que mais pessoas procuram por atendimentos de saúde mental e comecem a cuidar de questões antes ignoradas.

Portanto, com a ajuda de um profissional qualificado conseguem evitar o desenvolvimento de transtornos.

Além disso, podem receber um diagnóstico precoce de alguma doença, permitindo o tratamento adequado.

Para conhecer mais benefícios da Telemedicina, baixe nosso e-book: Tenha consciência do que é a Telemedicina e da importância para a sua clínica.

Conclusão

Promover atendimentos de saúde mental para mais pessoas é aumentar a qualidade de vida da população – atuando ativamente no tratamento de transtornos mentais.

A telemedicina chegou para democratizar o acesso à saúde, aumentando e fortalecendo a rede de atendimentos.

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade de como você pode ajudar a melhorar a vida dos cidadãos.

Tags: Atendimento Online, Saúde Mental, Teleconsulta, Telemedicina

Fale com um dos nossos consultores

possuímos a solução para sua gestão.