Imagem do banner sobre o Instituto

Instituto Municipal de Administração Pública.

Instituto Municipal de Administração Pública.

Imagem lateral

Somos o Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, uma associação civil sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para o desenvolvimento institucional dos municípios. Oferecemos ferramentas de atuação, seja através de inovações tecnológicas, pesquisa e capacitação para o fortalecimento da autonomia e eficiência da gestão municipal, que possam traduzir-se em benefícios sociais, culturais e econômicos para os cidadãos.

Tudo começou em 2001, ao observar as necessidades dos gestores municipais em ter suporte especializado e preparado para desenvolver equipes e servidores que atuam diretamente na oferta de serviços aos cidadãos.

Atento às demandas municipais, o IMAP, em 2002, foi o responsável pela criação da primeira homepage dos municípios, em cumprimento à Lei Federal nº 9.755/98 – Contas Públicas. No ano seguinte, dando seguimento ao incentivo de disseminação da transparência da administração pública, destacou-se pela publicação da 1ª Edição do Diário Oficial Eletrônico no Brasil.

Ao longo dos anos, além de oferecer soluções em tecnologia, o IMAP tem promovido ações em prol da melhoria da prestação dos serviços em setores essenciais como saúde, educação, transparência e administração tributária, através da oferta gratuita de cursos de capacitação e treinamento de servidores municipais, realização de congressos e seminários, lançamento de editoriais e suporte jurídico.

Em 2011, antes mesmo do início da vigência da Lei de Acesso à Informação, mais uma vez, o IMAP saiu na frente e desenvolveu para os municípios uma homepage oficial em conformidade com o modelo de acessibilidade do governo eletrônico, e-mag, e-ping, e-sic, ouvidoria, além de outros instrumentos necessários ao cumprimento da legislação, como resultado do seu investimento constante voltado ao apoio ao ente municipal.

Nos anos de 2012 e 2016, o IMAP lançou os Livros “Eleições 2012″ Dúvidas, Normas Eleitorais e Partidárias”, o “Orientações e Ideias para Uma Gestão Eficiente: Guia de Transição do Governo Municipal” e “Eleições 2016″ Dúvidas, Normas Eleitorais e Partidárias”, sendo distribuído gratuitamente 2.500 (dois mil e quinhentos exemplares), além da versão e-book, para Membros de Diretórios Partidários e Comissões Provisórias, Candidatos, Prefeitos, Vereadores, Servidores Públicos, Filiados a Partidos Políticos, Eleitores, Assessores Jurídicos e Contábeis e Membros da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, dentre outros.

No mesmo ano, com o objetivo de disseminar a informação sobre as normas eleitorais, assim como, ampliar seu compromisso com o desenvolvimento institucional, percorreu municípios baianos e com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, através da Escola Judiciária Eleitoral, capacitou mais de mil interessados entre gestores, candidatos, operadores do direito, técnicos e cidadãos, oriundos de 164 municípios, no evento “WORKSHOP ELEIÇÕES 2016”, sobre temas relevantes envolvendo a isonomia entre candidatos, liberdade do voto, limites da propaganda política, condutas vedadas, consequências da inobservância dos preceitos legais. Além disso, desenvolveu também, um hotsite exclusivo para as eleições municipais, onde qualquer interessado poderia ter acesso às palestras e conteúdo do Workshop Eleições 2016, tirar dúvidas, acompanhar o calendário eleitoral e seus prazos, além de fazer o download da versão e-book do livro Eleições 2016.

Além disso, o IMAP integra “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” que é uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de: erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, cidades sustentáveis, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Para que estes objetivos sejam alcançados é de grande importância que lideranças públicas, privadas e comunitárias participem, compreendendo e trabalhando de forma integrada, estabelecendo compromissos, investimento de recursos e amplo monitoramento.

Os resultados ao longo dos 20 anos de existência do IMAP são vistos na melhoria da administração municipal, seja com o oferecimento de cursos gratuitos para servidores, acesso à informação, inserção de tecnologia na saúde e educação e consultorias. Acompanhe nossos números.

Missão

Construir uma rede de pessoas capacitadas para transformar o município através da oferta de software e da educação.

Visão

Ser líder em números de contratos em todos os territórios de identidade da Bahia e atuar em todos os Estados nordestinos até 2025 ou 2026.

Valores
  • Integridade e honestidade;
  • Colaboração;
  • Foco na necessidade do cliente;
  • Comprometimento e responsabilidade;
  • Inovação.
Pilares
  • O impacto da nossa atividade é sempre mais importante do que a simples entrega do objeto contratado;
  • Processos simples, eficientes e desenhados;
  • Planejamento, ações, metas e objetivos estruturados em pequenos ciclos;
  • Decisões com base em indicadores/dados e não apenas em sentimentos/suposições;
  • Atuação colaborativa e transparente;
  • Sistemas simples e fáceis de usar;
  • Pessoas.

Fale com um dos nossos consultores

possuímos a solução para sua gestão.