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O que é o SIGEM?

O SIGEM – Sistema de Gestão da Educação Municipal é uma ferramenta que tem como objetivo incorporar a tecnologia da informação às Secretarias de Educação e escolas. Uma solução capaz de revolucionar os índices acadêmicos municipais.

A verdade é que, há alguns anos atrás, ninguém usava celular. Hoje, a gente nem consegue imaginar o nosso dia a dia sem essa facilidade. Na Educação Pública também é assim: houve um tempo em que gestão escolar era sinônimo de papéis, carimbos e muita burocracia. Hoje, é possível sistematizar e gerenciar qualquer informação através do SIGEM. 

Como funciona

O sistema é simples, intuitivo e fácil até mesmo para quem não tem muita experiência com tecnologia. Basta preencher os formulários e pronto: os dados ficarão disponíveis em qualquer hora e lugar. É fácil, rápido e perfeito para aliviar a carga de trabalho dos professores, coordenadores, diretores e da própria Secretaria de Educação. 

Principais Objetivos

Centralizar as informações do sistema educacional municipal, além de controlar dados acadêmicos, familiares e pessoais. O Sistema é capaz de integrar todos os setores da educação municipal, implementar uma cultura organizacional, exportar dados e dar feedback, não só aos gestores, mas toda a comunidade escolar e sociedade civil.

Dê play no vídeo e saiba mais sobre o SIGEM. 

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possuímos a solução para sua gestão.

Confira todo os recursos do nosso sistema.

  • MÓDULO ACADÊMICO

    Responsável pelo gerenciamento, controle, alimentação e apoio as atividades de registro acadêmico das escolas. Nele é possível matricular, cadastrar turmas, ano letivo, série, turno, capacidade de alunos por série, horário, local de realização das aulas, disciplinas, ciclo, contra turno, controla frequência do aluno, registros de notas e conceitos com geração de relatórios, transferência, histórico escolar, boletins de notas, atestados, declarações e portal do aluno.

  • MÓDULO CONFIGURAÇÃO DA ESCOLA

    Tem como função principal alimentar dados para o módulo acadêmico. Possibilita o cadastramento das dependências físicas da escola, horários de funcionamento das turmas, turnos, cursos, séries, disciplinas, contraturno, currículos, matriz curricular, unidade executora, condições físicas da escolar, possibilitando geração de relatórios.

  • MÓDULO DE PATRIMÔNIO – MATERIAIS

    Responsável pela gestão eficaz dos materiais utilizados em todos os setores da escola, bem como pelo controle dos materiais em estoque no almoxarifado. Suas principais funções são: cadastro de materiais utilizados pela unidade escolar, registro de entrada e saída dos materiais, bem como geração de inventário de materiais.

  • MÓDULO FINANCEIRO

    Responsável pelo gerenciamento e apoio administrativo das finanças da escola e da Secretaria de Educação. Tem como funcionalidade principal o cadastramento das unidades executoras associadas a escola, tais como caixa escolar (PDE, PDDE, MAIS EDUCAÇÃO, MAIS ATLETA, MAIS CULTURA, EDUCAÇÃO DO CAMPO) etc. Possibilita o cadastro de contas bancárias relacionadas com a escola e/ou Secretaria de Educação, bem como o cadastro de fornecedores, de projetos e convênios. A ferramenta também classifica receitas e despesas por programa, por projetos e por conta bancária, possibilitando o controle de compras de custeio e de acervo permanente, em atendimento aos princípios da economicidade, transparência e eficácia da Administração Pública com a emissão de relatórios sobre os custos gerados por cada escola e setor.

  • MÓDULO GERENCIAL

    Responsável pelas informações estatísticas. O sistema agrupa todos os dados dos demais módulos, possuindo a funcionalidade de emissão de relatórios, contribuindo para o controle estratégico e monitoramento ambiental.

  • MÓDULO DE PESSOAL

    Responsável pelo controle do corpo funcional da escola. Nele os gestores terão possibilidade de planejar, controlar e promover o aperfeiçoamento dos servidores lotados na Secretaria de Educação. Suas principais funções são: cadastro de dados pessoais, cargos e funções; gerenciamento do histórico funcional dos servidores municipais; gerenciamento das disciplinas que o professor está habilitado a lecionar.

  • MÓDULO DE GESTÃO DOCUMENTAL

    Possibilita o gerenciamento dos documentos de guarda permanente da escola, dos alunos e profissionais da educação, através da digitalização, anexação, indexação, assinatura digital e aplicação da tecnologia OCR (Optical Character Recognition). O gestor poderá organizar e centralizar todos os documentos em um único ambiente on-line, podendo ser acessado por diversos servidores simultaneamente. A localização das informações se torna precisa, mediante a criação de diversos campos de busca parametrizáveis, tornando célere a consulta e localização dos documentos.

  • MÓDULO RELATÓRIOS

    Possibilita criação de relatórios, permitindo o acesso a informações a qualquer momento, sejam dados das escolas, dos funcionários, dos alunos e etc.

  • MÓDULO COMUNICAÇÃO

    Possibilita a integração entre a Secretaria Municipal de Educação e servidores públicos, através do envio de mensagens e comunicados.

  • MÓDULO AJUDA

    Oferece um material para consulta dos procedimentos realizados no sistema com um passo a passo intuitivo que ajuda na usabilidade da ferramenta.

  • ATIVIDADES REMOTAS

    Responsável pelo envio de atividades remotas. Bem como realização de aulas ou encontros online através de link externo. Upload de atividades e correção via sistema. Controle do ambiente pelo Secretário Municipal, Diretor Escolar, Secretário Escolar, Coordenador Pedagógico e Professor.

  • SUPORTE

    Suporte oferecido pelo IMAP disponível para todos os perfis (prefeitura, diretoria, secretária, professor, coordenador, aluno e etc) dentro da própria plataforma onde é possível tirar dúvidas e solicitar informações sobre o uso do sistema, evitando acúmulo de trabalho nas secretarias e nas escolas.