2º Mutirão da Contratação Direta

Curso 100% presencial

De 25 de abril a 6 de junho 2018

2º Mutirão da Contratação Direta

Curso 100% presencial

De 25 de abril a 6 de junho 2018

Quer receber um aviso sobre as novas turmas do curso selecionado?

Sobre o Evento

O art.37, XXI da Constituição Federal prevê que as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes. Contudo, em determinadas situações o próprio texto normativo regulamenta e admite a celebração de contratos sem a realização do prévio procedimento através de dispensa e inexigibilidade de licitação.

A contratação direta não dispensa a formalização dos atos pela administração mediante a realização de processo administrativo com a justificativa da escolha do fornecedor; do preço e da real necessidade da contratação, podendo ser anulado em caso de vícios no seu procedimento.

Na prática, os gestores públicos e ordenadores de despesas se deparam com diversas dificuldades quando da efetivação de uma contratação direta, decorrentes, principalmente, da falta de conhecimento da legislação e dos trâmites necessários para formalização do procedimento dessa contratação.

É comum nos Pareceres Prévios e Julgamento das Contas proferidas pelos Tribunais de Contas a referência a erros grosseiros e formais na elaboração do processo de contratação direta.

Assim, é essencial capacitar o agente público para que este compreenda a importância da delegação dos atos decorrentes da função que lhe fora atribuída, salvaguardando o interesse público de lesão ao erário e o gestor ordenador de despesa da imputação da responsabilidade

Público Alvo

  • Público Alvo Direto: Membros da Comissão de Licitação e demais servidores da administração pública municipal.
  • Público Alvo Indireto: Agentes políticos, Assessores Jurídicos e Contábeis, Secretários e servidores públicos da administração pública municipal.

Atenção:

SERÃO ACEITAS NO MÁXIMO (02)DUAS INSCRIÇÕES DE SERVIDORES POR ENTIDADE OU ASSESSORIA, DURANTE TODO O MUTIRÃO;
TURMAS REDUZIDAS.

Quer receber um aviso sobre as novas turmas do curso selecionado?

Conheça os nossos especialistas.

  • Rafael Logrado
    Rafael Logrado

    Advogado