10 de outubro de 2024
10 de outubro de 2024
A gestão educacional de Baianópolis, no interior da Bahia, passou por uma verdadeira transformação após a implementação do SIGEM. Em entrevista com Shirlei Diniz, Coordenadora Pedagógica, e Leila Gualberto, Secretária Municipal da Educação, elas nos contaram como essa mudança impactou positivamente o município.
Antes do SIGEM, a gestão educacional era inteiramente manual. Segundo Leila Gualberto, Secretária Municipal da Educação de Baianópolis: “a rotina enfrentava desafios como a duplicidade de dados, extravio de documentos e a dificuldade de encontrar informações antigas. Os professores também sofriam com a necessidade de dedicar mais tempo aos registros manuais nos diários de classe”, destaca.
Com a implementação do sistema, os primeiros benefícios foram notados de imediato, como a possibilidade de alterar dados sem rasuras, eliminar a duplicidade de informações e a agilidade em tarefas diárias, como o controle da frequência escolar. “A supervisão e orientação dos planos de aula se tornaram mais eficientes”, complementa Shirlei Diniz, Coordenadora Pedagógica.
A área que o munícipio mais sentiu as melhorias foi a gestão escolar, incluindo a secretaria das escolas com o acesso rápido a dados de alunos, turmas e funcionários permitiu uma emissão mais ágil de relatórios e documentos, tornando a administração mais fluida.
Um ponto crucial no sucesso da implantação foi a parametrização do sistema para atender às necessidades específicas de Baianópolis. “Com o suporte técnico, conseguimos fazer os ajustes necessários para adaptar o sistema à realidade do nosso município”, comenta Shirlei. Isso permitiu que o sistema não fosse apenas uma ferramenta genérica, mas sim uma solução personalizada que atendia às particularidades de município.
Entre as funcionalidades mais elogiadas, está a facilidade de acesso aos dados escolares e o acompanhamento detalhado da vida acadêmica dos alunos. O SIGEM otimizou o dia a dia, tanto nas escolas quanto na Secretaria de Educação.
Com esses avanços, Baianópolis dá um importante passo na modernização da sua gestão educacional, facilitando o trabalho dos professores e gestores e proporcionando um ambiente mais organizado e eficiente para os alunos.
Tags: Cases de Sucesso, Educação