O que são turmas multisseriadas e quais são os maiores desafios que elas apresentam

As turmas multisseriadas são um modelo de organização escolar em que alunos de diferentes séries são agrupados em uma mesma sala de aula, sendo ensinados pelo mesmo professor.

Esse formato é comumente encontrado em regiões rurais, onde o número de alunos é reduzido e não é viável a criação de turmas separadas para cada série.

Além disso, essa organização escolar existe no Brasil como uma alternativa para garantir o acesso à educação em áreas remotas, onde a oferta de professores e estrutura escolar é limitada.

Neste texto, falaremos mais sobre as dificuldades enfrentadas e como promover uma educação de qualidade neste cenário.

Os desafios impostos pelas turmas multisseriadas

Esse modelo educacional apresenta diversos desafios para a gestão escolar e, principalmente, para os professores em sala de aula.

Alguns dos principais são:

  • Diferentes níveis de aprendizado: Com alunos de diferentes séries na mesma turma, é comum haver uma grande variação nos níveis de aprendizado. O professor precisa lidar com essa diversidade e buscar estratégias que atendam às necessidades de cada aluno.
  • Planejamento diferenciado: O planejamento das aulas se torna mais complexo, pois é preciso abordar conteúdos de diferentes séries ao mesmo tempo. É necessário adaptar o currículo e selecionar atividades que possam ser trabalhadas em conjunto.
  • Recursos limitados: Em regiões remotas e escolas muito pequenas, muitas vezes, há escassez de recursos pedagógicos e tecnológicos. Isso dificulta a realização de atividades práticas e o acesso a materiais didáticos adequados.
  • Gestão do tempo: Com o período de aula dividido entre diferentes séries, a gestão do tempo se torna um dos principais desafios. O professor precisa equilibrar o tempo dedicado a cada série, garantindo que todos os alunos recebam a atenção necessária.

Como superar os desafios que as turmas multisseriadas apresentam

Apesar dos desafios, existem soluções práticas para trabalhar com turmas multisseriadas e desenvolver uma aprendizagem de qualidade

Veja abaixo algumas ações que auxiliam nesse processo.

Realização de um diagnóstico eficiente

Realizar um diagnóstico eficiente dos alunos, identificando suas habilidades e dificuldades individuais é fundamental para a aprendizagem.

Isso porque ele é uma ferramenta que permite ao professor planejar intervenções pedagógicas mais direcionadas e personalizadas.

Para chegar a esse diagnóstico, é necessário realizar atividades com os alunos e avaliar desempenho individual.

Essas atividades devem ser baseadas nos conhecimentos esperados de cada série e conforme os primeiros resultados forem obtidos, é indicado aprimorar as tarefas gradualmente, para identificar o verdadeiro nível de conhecimento dos estudantes.

Organização da sala de aula de turmas multisseriadas

Uma sala de aula bem organizada é essencial para o sucesso das turmas multisseriadas.

O professor pode utilizar diferentes espaços e recursos disponíveis, como cantinhos de leitura e materiais didáticos adaptados, para atender às necessidades de aprendizado de cada aluno.

É importante criar um ambiente que facilite a troca de informações entre os estudantes, aproveitando os diferentes níveis de conhecimento identificados a partir do diagnóstico inicial. 

Aqui, não se preocupe com a série exata de cada aluno. A ideia é incentivar a troca de conhecimento e promover uma aprendizagem mais ativa e colaborativa. 

E lembre-se que essa organização não precisa ser fixa durante todo o ano, podendo ser adaptada de acordo com cada atividade ou conteúdo.

Gestão de tempo didático em turmas multisseriadas

O professor deve estabelecer um cronograma que permita abordar os conteúdos de cada série adequadamente, priorizando atividades que promovam a participação ativa dos estudantes.

Neste sentido, o planejamento das aulas é essencial para evitar a dispersão dos alunos e dos conteúdos.

Para isso, o professor deve gerenciar bem o tempo, considerando as seguintes atividades:

  • Atividades coletivas: englobam todos os alunos da sala, permitindo que compartilhem seus conhecimentos com os colegas.
  • Atividades por série/níveis de conhecimento: divide a turma em grupos de acordo com conhecimentos em comum, visando aprender conteúdos específicos.
  • Atividades individuais: servem para cada aluno poder desenvolver-se em seu próprio ritmo e adquirir autonomia em relação aos demais colegas da turma.

Diferença como vantagem pedagógica para turmas multisseriadas

As diferenças entre os alunos podem ser encaradas como uma vantagem pedagógica.

O professor pode incentivar a colaboração entre os estudantes, promovendo a troca de conhecimentos e experiências, criando um ambiente de aprendizagem enriquecedor.

Conclusão

As turmas multisseriadas são uma realidade em muitas regiões do Brasil, sendo uma alternativa viável para garantir a educação em áreas remotas.

Apesar dos desafios, é possível superar-se com diagnósticos individuais, organização da sala de aula, gestão de tempo e aproveitamento das diferenças como vantagens pedagógicas.

Com estratégias adequadas, é possível oferecer uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento dos alunos.

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