5 Razões para Participar de Pregão Eletrônico

5 Razões para Participar de Pregão Eletrônico

Os pregões eletrônicos representam bem a aplicação de inovações tecnológicas nas licitações de modo geral. Inserir a tecnologia nos processos licitatórios promove mais competitividade e, consequentemente, melhores entregas dos produtos e serviços à população.

O controle e a transparência do gerenciamento desse tipo de licitação, por meio dos órgãos públicos, se fazem mais do que necessários tendo em vista que o objetivo dos processos licitatórios é gerar resultados positivos em políticas públicas.

Afinal, a competição por melhores preços, os chamados lances, reflete na qualidade dos projetos e produtos fornecidos e em processos de compras mais céleres. Continue lendo esse artigo e descubra os principais motivos para participar de pregões eletrônicos.

Objetivos do Pregão Eletrônico

De acordo com o estudo “Inovação Na Gestão De Compras Públicas: O Pregão Eletrônico”, das autoras Edvalda Araújo Leal e Sandra Aparecida Rocha, os principais objetivos do governo ao adotar essa modalidade de licitação são:

  • Comprar melhor, com redução de custos e com mais transparência; 
  • Desburocratizar e reduzir o tempo do processo de compras; 
  • Incrementar a competição; 
  • Simplificar o processo de aquisição de bens e serviços comuns e estabelecer melhores controles gerenciais das despesas.

Portanto, promover melhorias e investir na modernização dos pregões eletrônicos não é um desperdício de recursos. 

Muito pelo contrário, o gerenciamento desse tipo de licitação consegue ser melhor executado, por ambas as partes, visto que é essencial que o processo de envio de documentos e informações seja feito através de métodos seguros e rápidos.

Listamos 5 motivos para participar de Pregão Eletrônico

O pregão eletrônico é um processo licitatório que permite uma melhor gestão dos recursos públicos, através da transparência e agilidade. 

Confira a seguir outros motivos para participar dessa modalidade de licitação:

  1. Excelente divulgação pelas entidades e órgãos públicos

Frequentemente utilizado pelos órgãos públicos dos três níveis de governo, o pregão eletrônico é mais divulgado e compartilhado que os outros processos licitatórios também conhecidos.

Para quem se interessa, esse tipo de licitação pode ser encontrado até mesmo pelas redes sociais do estado e das prefeituras dos municípios.

Com fácil acesso e ampla divulgação dos editais, os pregões eletrônicos possuem boas chances de encontrar licitantes que estejam de acordo com as especificidades almejadas para fazer negócios com o governo.

  1. Amplamente utilizado pelo governo

De acordo com o Novo Decreto do Pregão Eletrônico, do ano de 2019, ficou determinada a obrigatoriedade desta modalidade de licitação com o intuito de consolidá-la nos outros entes da federação, estados e municípios. 

De acordo com o Portal da Transparência, essa modalidade possui um orçamento próximo de 22 bilhões ao ano, correspondendo, dessa forma, a mais de 40% das compras governamentais.

  1. Segurança para ambas as partes 

Hoje, por exemplo, os municípios podem convidar organizações a participarem dos processos licitatórios de forma eletrônica. Isso ajuda, inclusive, a proteger os dados dos envolvidos através de criptografia. 

Como sabemos, segurança e confiabilidade nesse processo são fatores essenciais. Por isso, os pregões eletrônicos só podem acontecer através de máquinas, tanto do governo como dos licitantes, que estejam em condições adequadas de segurança, autenticação e criptografia.

  1. Economia de recursos

Nessa modalidade, não se faz necessária a presença física dos licitantes na etapa competitiva da licitação, gerando assim economia não somente para as empresas, como também para os cofres públicos. Afinal, evitam-se gastos com deslocamento e papel, por exemplo.

Além disso, essa competição por melhores preços em ambiente virtual, reflete na qualidade das políticas públicas executadas e em processos de compras governamentais mais rápidos.

  1. Comodidade

Participar de pregões eletrônicos permite que empresas façam acordos com diferentes unidades da federação. Além disso, também possibilita que os gestores de compras, públicos e empresariais, participem desses processos licitatórios em qualquer lugar do Brasil, dentro do local de trabalho ou em uma viagem, por exemplo.

Na prática, isso também se reflete em retorno financeiro mais rápido pelos projetos executados ou bens oferecidos.

Agora que você já sabe as razões pelas quais deve participar do Pregão Eletrônico, conheça o Módulo de Compras do IMAP com total integração ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) do Governo Federal.

Entenda como esse software pode ajudar você a melhorar a gestão de todos os processos licitatórios do seu município. Em caso de dúvida, não deixe de entrar em contato.

Tags: Acesso à Informação, Pregão eletrônico

Fale com um dos nossos consultores

possuímos a solução para sua gestão.