6 erros mais cometidos no Portal da Transparência

Um Portal da Transparência é um site desenvolvido pelo Poder Público para a divulgação de informações e dados sobre como os recursos são usados. Nele constam em detalhes os editais, ações e projetos desenvolvidos para a população. 

Ele é uma das maneiras que municípios encontram para cumprir com a Lei da Transparência, que exige que dados sejam divulgados em tempo real. 

Entretanto, não basta apenas lançar um site na internet. Ele precisa ser fácil de operar e conter as informações claras e objetivas. 

Neste artigo você entende mais sobre a importância do Portal da Transparência e também quais os 6 principais erros a serem evitados.

6 erros para evitar no Portal da Transparência

A construção de um Portal da Transparência não é importante apenas para a população, mas também para os gestores. 

Isso porque é através dele que a administração municipal presta contas à sociedade e também se disponibiliza a esclarecer qualquer dúvida ou solicitação de informação.

Sendo assim, além das questões éticas e legais, compartilhar dados públicos de modo fácil e objetivo é também uma questão estratégica que aumenta a credibilidade na gestão e fortalece a relação com os didadãos.

1. Site não amigável

Além de atender aos critérios exigidos pelo Modelo de Acessibilidade e aos Padrões Web em Governo Eletrônico, é importante que a homepage do site seja amigável. 

As páginas precisam ser fácil de navegar, mesmo para o cidadão que não possui muita experiência na internet. 

As informações devem ser claras e objetivas, permitindo que as pessoas consigam encontrá-las de modo prático, evitando muitos processos. Ou seja, ela precisa saber onde e como encontrar o que deseja, sem muita dificuldade.

2. Portal não responsivo

A responsividade de um portal diz respeito ao fato do site atender diferentes modelos de acesso, sem prejudicar a navegação do usuário. 

Isso é, ao entrar no portal usando computador, celular ou tablet a experiência de acesso às informações deve ser exatamente a mesma. 

Hoje em dia, muitas pessoas usam seus smartphones para realizar pesquisas e usar a internet. Neste sentido, desenvolver um portal responsivo é fundamental para que o município reforce seu compromisso com a transparência.

3. Site lento

O tempo de resposta do carregamento do site também é importante para a promoção do acesso à informação. 

Além de melhorar a experiência do usuário que busca por informações, a rapidez do site demonstra que a gestão pública está de fato preocupada em promover a transparência. 

4. Falta de divulgação

Não basta possuir um portal de transparência, é necessário disponibilizá-lo para a população. 

Para isso, é fundamental divulgar o portal para as pessoas. Seja através das Redes Sociais da gestão, ou em rádios e TV. 

O importante é que as pessoas saibam que ele existe, e que ele pode ser acessado por qualquer cidadão que tenha interesse em acompanhar e fiscalizar de perto as ações do município.

Por isso, ser multicanal e desenvolver um planejamento de comunicação eficiente é uma das principais maneiras de divulgar o portal e fortalecer a relação entre sociedade e gestão. 

5. Falta de um canal para dúvidas

Um erro grave cometido por muitos na elaboração do Portal de Transparência é não disponibilizar um canal de comunicação com o cidadão. 

Ou seja, aquele usuário que tiver dúvidas ou desejar algum esclarecimento sobre alguma informação do Portal, não será atendido. 

Para evitar este erro, é imprescindível ter um canal eletrônico de comunicação, pelo qual o cidadão pode solicitar dados e informações. Disponibilize também números e e-mail para contato caso haja problemas técnicos. 

Outra dica é elaborar uma página de Perguntas Frequentes (FAQ), onde as dúvidas mais comuns já são respondidas. 

6. Sistema complicado

Este erro se relaciona ao sistema usado para o gerenciamento e atualização do Portal. Além de ser um site amigável para o usuário, é preciso que ele seja simples e prático para os servidores públicos que o utilizam. 

Como as informações precisam ser carregadas em tempo real, o software precisa ser fácil de ser usado. O ideal é possuir um sistema integrado que ofereça ao gestor uma solução completa na hora de promover o acesso à informação.

Conheça o SAI – Sistema de Acesso à Informação do IMAP

O SAI é um software desenvolvido para que municípios consigam – de modo prático – garantir o direito fundamental do cidadão de acesso à informação.

Aprimorado ao longo de 10 anos, o sistema promove, fomenta e aprimora a transparência na gestão pública – facilitando o dia a dia do servidor público e de gestores, ao mesmo tempo em que entrega para população um Portal da Transparência objetivo e completo.

Bastante simples de operar, o programa possui ferramentas integradas que cumprem os princípios da publicidade e eficiência administrativa, bem como as normas aplicáveis ao Direito Público.

Conheça mais sobre outros sistemas do IMAP e saiba como podemos ajudar você a fortalecer a gestão do seu município. 

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Tags: Acesso à Informação, Portal da Transparência, Transparência na Gestão Pública

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