Software público: Como a esfera pública pode se beneficiar com tecnologias?

A falta de inclusão de tecnologia em diferentes setores gera atrasos em serviços e prejudica o andamento do trabalho no setor público. A boa notícia é que hoje já existe opção de software público para ajudar na otimização de processos

Implementar um sistema digital que ajude a esfera pública andar melhor se torna cada dia mais fundamental. Isso porque ele cria melhores condições de trabalho para os servidores, ao mesmo tempo em que atende a população de modo mais eficiente. 

As tecnologias poupam tempo e recursos, enquanto a gestão pública direciona esforços para atender necessidades mais urgentes dos cidadãos, os softwares cuidam de processamento e organização de dados e arquivos, por exemplo.

Ou seja, elas servem para automatizar atividades que antes eram realizadas exclusivamente de modo manual.

O que é um Software público

Um software público é um tipo de programa digital que serve para atender as demandas da gestão pública. 

Ele é desenvolvido com objetivos específicos que podem variar de acordo com o serviço ou setor. Pode ser uma plataforma de emissão de nota fiscal eletrônica, um portal de atendimento ao cidadão ou ainda um sistema de gestão de educação, ou saúde. 

Os softwares são ferramentas de modernização e digitalização de serviços públicos e apresentam resultados benéficos no que diz respeito à economia de recursos e otimização de processos. 

A importância da tecnologia para a administração pública

Diariamente o setor público processa centenas de trâmites, desde atendimento ao cidadão, até demandas internas. 

Assim, os desafios para controlar e protocolar o andamento de cada solicitação envolvem recursos, tempo, mão de obra e, inclusive, espaço físico. Basta lembrar da imagem clássica de um servidor público rodeado de pastas e papéis.

É justamente nesse sentido que as tecnologias são importantes para a administração, já que apresentam soluções digitais que agilizam os processos.

Desse modo, o uso de softwares resulta em benefícios tanto para a administração pública quanto para a sociedade, já que melhoram o atendimento ao cidadão por meio de serviços mais eficientes.

Além disso, facilitam o andamento de procedimentos internos, oferecendo aos servidores uma rotina de trabalho mais qualificada. 

O uso de sistemas digitais pela esfera pública é importante também, pois apresenta como resultado mais segurança nas informações e controle de dados. Questões de extrema importância da sociedade atual.

Vale a pena investir em software público

Sim, investir em um programa digital para auxiliar na administração do município e vale muito mais a pena do que você pode imaginar. 

Além de tudo o que já citamos até aqui, o principal benefício da digitalização é que ela auxilia no desenvolvimento econômico e social do município

Confira 3 razões para começar usar um sistema:

  • Eficiência:

A automatização de atividades diminui a incidência de erros causados por fatores humanos como cansaço e desatenção.

Além disso, ao digitalizar dados, arquivos e cadastros servidores deixam de perder tempo tentando resolver problemas simples e em poucos cliques podem encontrar respostas para as dúvidas dos cidadãos.

  • Economia:

A eficiência gera economia de tempo e recursos. Com processos digitais a administração elimina o gasto de dinheiro com papel, por exemplo. 

Também deixa de se preocupar com a duplicidade de operações ou perda de documentos, que podem elevar os custos operacionais de um setor.

Arquivos que precisam de assinaturas de diferentes pessoas e antes precisavam de recursos para gasolina para deslocamento, agora podem tramitar por sistemas específicos.

  • Segurança:

Um software público garante a segurança de dados e informações. Ele assegura que nada será perdido no caminho ou alterado. Também mantém o registro de acesso, sendo é possível conferir quem e quando um material foi editado.

Quais tipos de software existem

Cada setor possui um tipo de necessidade, por isso existem sistemas desenvolvidos para ajudar em diferentes questões.

As novas tecnologias solucionam problemas específicos do dia a dia do trabalho. O uso do software público pode ajudar a melhorar a arrecadação municipal ou auxiliar na organização de arquivos e documentos.

Conheça 5 sistemas que auxiliam na rotina da gestão pública:

  1. Sistema De Acesso À  Informação;
  2. Serviço Online De Saúde;
  3. Sistema Informatizado De Gestão Arquivística De Documentos;
  4. Sistema De Gestão Em Educação.

Conclusão

Software público é uma ferramenta tecnológica que chegou para facilitar a rotina de trabalho dos servidores, auxiliando no atendimento à população e otimizando processos. 

Seu uso fortalece o município e é importante para o crescimento econômico e social. Permite que atividades sejam realizadas de modo ágil, rápido e sem erros.

Fale com um dos nossos consultores

possuímos a solução para sua gestão.