7 vantagens em utilizar uma plataforma de gestão de compras e contratos

7 vantagens em utilizar uma plataforma de gestão de compras e contratos

Promover agilidade e eficiência nas atividades de gestão de processos licitatórios inclui, de preferência, utilizar um sistema de compras e contratos inovador dentro dos processos de trabalho da Administração Pública.

Essa implementação através da transformação digital resulta na transparência e modernização da gestão pública. Além disso, têm-se o cumprimento da legalidade nos negócios realizados entre empresas privadas e o poder público.

Cumprir essas burocracias que envolvem compras governamentais e contratos públicos exige tempo, organização e servidores capacitados em operar essas plataformas. 

Por esse motivo preparamos o conteúdo completo a seguir sobre os benefícios de utilizar um sistema de gestão de processos licitatórios. Continue lendo e confira!

Conheça a importância de softwares para gestão de processos licitatórios

O processo de compras públicas é desafiador pois envolve o controle e transparência dos gastos públicos. Entretanto, compreender o fluxo desse trabalho e, em conjunto, fazer uso de sistemas para gestão de processos licitatórios, tornam essa tarefa mais eficiente e segura.

De acordo com a Lei Nº 8.666, de 21 de junho de 1993 (estará revogada em 02/04/2023), os órgãos públicos podem realizar as seguintes modalidades de licitação:

  • Carta-convite 
  • Leilão
  • Concurso
  • Concorrência pública
  • Tomada de preços

Já em relação às alterações de contratos públicos, temos dois tipos de critérios para os processos licitatórios: 

  • Qualitativo
  • Quantitativo

O critério qualitativo diz respeito às características e especificidades do objeto a ser licitado. Nesse caso, não é levado em consideração o valor do contrato a ser assinado pela empresa vencedora da licitação, mas sim as alterações que precisam ser feitas no projeto para que os objetivos técnicos sejam atendidos.

Para o critério quantitativo, determina-se exatamente a alteração do valor do contrato, em virtude da diminuição ou aumento do custo do bem ou serviço a ser entregue.

Quando o assunto é licitação, entender essas especificidades ajuda a compreender como a implementação de plataformas de gestão de processos licitatórios podem promover o controle e transparência dessas atividades. Sendo necessário, inclusive, atender as exigências da nova Lei de Licitações nº  14.133 de 2021.

Sistemas de gestão de processos licitatórios: conheça 7 benefícios

Ainda mais intensificada pela pandemia da covid-19, a necessidade de digitalizar processos dentro da administração pública só aumenta ao longo dos anos.

Hoje, por exemplo, os municípios podem convidar organizações a participarem dos processos licitatórios de forma eletrônica. Isso ajuda, inclusive, a proteger os dados dos envolvidos através de criptografia. E como sabemos, segurança e confiabilidade nesse processo são fatores essenciais.

Além disso, promove o aumento da arrecadação pública, pois empresas de diferentes estados podem participar da concorrência e enviar suas melhores propostas. Organizações essas que antes eram impedidas de concorrer pois tinham o fator distância como obstáculo.

Centralizar e organizar os editais de licitação, contratos públicos, aditivos, atas de registro de preço, entre outros documentos, em um só sistema, são algumas das necessidades atendidas por plataformas de gestão de processos licitatórios.

Listamos a seguir 7 vantagens dessas soluções:

  1. Visualização das tarefas

Tecnologias de gestão de processos licitatórios permitem que as etapas desse processo só avancem quando a anterior for concluída corretamente. Logo, gestores e funcionários conseguem ficar atentos ao andamento de cada atividade.

Realizar atividades através de um método de checklist promove a transparência e legalidade.

  1. Gerenciamento dos recursos

Softwares de gestão de processos licitatórios permitem que somente informações corretas sejam enviadas e recebidas, economizando tempo e dinheiro de ambas as partes no processo virtual de compras governamentais.

  1. Fácil identificação de empresa inidôneas

Empresas inadimplentes podem ser facilmente encontradas através de um bom sistema para gerenciamento de compras e contratos públicos.

Dentro da administração pública é essencial estar envolvido somente com empresas com boa reputação e que prezam pela lisura em suas atividades, de acordo com o que os órgãos de controle exigem.

  1. Confiabilidade ao processo

Soluções tecnológicas são capazes de entregar aos cidadãos a transparência e confiabilidade que os bons gestores públicos buscam em seus mandatos, pois evitam a contratação de organizações impedidas de disputar contratos públicos.

Dessa forma, plataformas de gestão de processos licitatórios funcionam também como uma fonte de referência para compras governamentais na etapa de habilitação dos processos licitatórios.

  1. Celeridade na troca de informações

Se uma empresa não entregar corretamente os documentos e não respeitar os prazos, isso faz dela uma organização impossibilitada de permanecer em pregões e concorrências públicas. Um sistema de gestão de processos licitatórios pode informar isso rapidamente.

Em muitos casos, os editais de compras governamentais informam claramente a documentação e as regras aplicadas aos licitantes. Porém, ainda assim, muitas empresas tentam burlar as exigências.

  1. Centralização dos dados

Utilizar uma base de dados centralizada e integrada em tempo real aos sites de compras públicas possibilita que todas as informações de um órgão público estejam disponíveis em apenas uma só ferramenta. 

Nesse caso, os servidores podem acessar simultaneamente e sugerir edições, dando agilidade ao processo de gestão de licitações.

  1. Lisura mesmo após o fim do mandato

Analisar o contexto das compras governamentais, assim como o fluxo dos contratos públicos e identificar os problemas nesses processos são algumas das etapas do planejamento antes de adquirir uma ferramenta de gestão de processos licitatórios. 

É fundamental seguir esses passos pois eles promovem o controle e a transparência do uso dos recursos públicos diante dos usuários principais: a população.

Legalidade e segurança são fundamentais não só durante, mas também após fim do mandato dos gestores públicos que adquiriram as ferramentas, pois garantem que o processo de compra dos softwares ocorreu de forma responsável.

Obtenha todas essas vantagens com o Módulo de Compras do IMAP

Se você é um gestor público que quer transparência e segurança na gestão dos processos licitatórios do seu município, o uso da tecnologia pode ser a solução que você busca e para isso o IMAP oferece a ferramenta ideal.

O Módulo de Compras possui total integração com o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) do Governo Federal e foi desenvolvido de acordo com a nova Lei de Licitações (14.133/2020).

Centralize as licitações do seu município através de uma plataforma inovadora e obtenha todas as vantagens que você procura em um sistema de gestão de processos licitatórios. Clique aqui e saiba tudo sobre o módulo!

Tags: gestão de compras e contratos

Fale com um dos nossos consultores

possuímos a solução para sua gestão.