Gestão de saúde pública e Telemedicina: como fazê-las andar juntas?

A implementação da telemedicina traz benefícios para a esfera pública, para os profissionais da saúde e para a população. Uma prática que leva para o mundo digital a gestão de saúde pública.

Com ações focadas em estratégias de monitoramento de pacientes, troca de informações médicas, análise de resultados e administração de processos, a telemedicina anda lado a lado da gestão municipal.

A saúde da família é fortalecida e a comunidade ganha em qualidade de vida. Os benefícios ultrapassam o sistema de saúde e fazem com que todos percebam a transformação promovida pela prática da saúde digital.

Entenda como a Telemedicina beneficia a gestão pública

A Telemedicina fortalece o sistema de saúde pública, para além disso, o uso de softwares digitais traz benefícios para a gestão pública na totalidade.

Elencamos 5 benefícios que essa prática proporciona para a administração municipal.

  1. Redução de custos:

A redução de custo é possível devido à economia com processos operacionais. Por exemplo, o uso de um prontuário eletrônico proporciona um menor consumo de papel e diminui os gastos com esse material.

A telemedicina também evita custos desnecessários com ambulância e consultas presenciais em situações não emergenciais.

Ela também promove a redução no número de internações e o tempo de permanência hospitalar, pois o teleatendimento permite um acompanhamento do tratamento à distância. 

  1. Aumenta a confiança na administração municipal:

Não é novidade que a telemedicina ajuda a melhorar a gestão de saúde pública. 

Ao fortalecer esta prática, o município garante para a população um serviço mais profissional, organizado e sério.

Portanto, a população consegue perceber as mudanças, gerando mais confiança e fortalecendo a relação entre os cidadãos e órgão público.

Isso porque a telemedicina garante a qualidade na assistência médica, mesmo a distância. 

  1. Melhora a saúde da população:

Uma população saudável e preocupada com seu bem-estar é tudo o que uma boa administração deseja.

Esse é um dos benefícios proporcionados pela prática da saúde digital que aumenta o acesso à serviços médicos especializados. Ela também diminui o tempo de diagnóstico, proporcionando um tratamento mais adequado. 

Com a saúde em dia a comunidade consegue produzir mais e aproveitar melhor o retorno de uma vida equilibrada. Isso gera renda para o município e aumenta os índices de qualidade de vida.

  1. Garante transparência nos processos

A melhora do atendimento à população por meio de sistemas digitais garante transparência de processos e segurança de informações. 

A confidencialidade é um princípio básico da prática da medicina e a tecnologia pode ajudar nisso. Ela faz com que profissionais e instituições de saúde se se preocupem ainda mais em proteger as informações coletadas.

A transparência é assegurada porque os processos digitais deixam registros salvos em banco de dados. Com isso, o controle de estoque e liberação de medicamentos, por exemplo, fica documentada.

  1. Desburocratização

Um sistema digital integrado reúne de modo prático todas as informações de um paciente. Em poucos cliques o profissional da saúde consegue acessar o histórico de atendimento, procedimentos e até mesmo medicamentos. 

Com isso os servidores deixam de se preocupar com o preenchimento de planilhas e relatórios e se preocupam com o que realmente importa: os pacientes. 

A telemedicina faz com que as pessoas que antes procuravam Postos de Saúde por motivos menores, sejam atendidos sem sair de casa. 

Assim eles deixam de ocupar espaço de pessoas que precisam de atenção imediata, diminuindo o tempo de espera e fazendo a fila de atendimento andar mais rápido.

Como iniciar a prática da Telemedicina na gestão de saúde pública

Busque por parceiros que ofereçam ao seu município a ajuda necessária para implementar a telemedicina. 

É importante adotar o uso de um sistema digital integrado prático e intuitivo. Além disso, capacite os profissionais da saúde para conseguirem usá-lo para facilitar a rotina de trabalho. 

A telemedicina significa muito mais do que consulta à distância. Ela ajuda nas atividades administrativas e promove uma gestão de saúde pública mais eficiente e otimizada. 

Conclusão

A gestão de saúde pública envolve muitas atividades e a telemedicina chega para ajudar a administração a melhorar os processos. 

Os benefícios podem ser percebidos de diferentes maneiras e atingem a população que mais precisa. Todos crescem e se desenvolvem juntos através do uso das novas tecnologias de informação.

Converse com um de nossos consultores para conhecer mais sobre o Sistema Online de Saúde do IMAP.

Fale com um dos nossos consultores

possuímos a solução para sua gestão.