Gestão pública na era digital: como sistemas podem ajudar?

As novas tecnologias digitais são uma realidade em diferentes setores da sociedade, inclusive para a gestão pública. 

Além de serem uma aliada no dia a dia da administração, elas agilizam procedimentos, ajudam no processamento e controle de arrecadação de uma prefeitura e eliminam possíveis falhas. 

Ou seja, a digitalização de instituições públicas permite que gestores tenham mais autonomia e eficiência. Fora isso, traz mais conforto e confiabilidade para os cidadãos. 

Se você está em busca de uma gestão pública alinhada ao seu tempo, leia este artigo e saiba como um sistema digital pode ajudar. Entenda os benefícios das tecnologias e conheça o SAI – Sistema de Acesso à Informação do IMAP.

Transformação digital para uma gestão pública inteligente

Sem mais senhas, filas ou sala de espera lotadas de pessoas aguardando atendimento para ações simples. A gestão pública na era digital foca os esforços em desburocratizar processos.  

Cada vez mais, diferentes setores do governo estão quebrando paradigmas relacionados ao setor público ao buscarem soluções digitais para a otimização de processos.

Gestores inteligentes e comprometidos com o desenvolvimento de sua administração recorrem à digitalização em busca de melhorias no controle de recursos e processos internos. 

Ainda, a transformação tecnológica apresenta resultados em relação à produtividade e eficiência dos funcionários. Isso acaba proporcionando bem-estar e satisfação no ambiente de trabalho.

Já pensando no cidadão, um estudo divulgado em 2021 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostra que 60% deles preferem realizar solicitações através da internet, aplicativo ou mensagem de texto.

Digitalização em tempos de pandemia

O distanciamento social, provocado pela pandemia do Covid-19, trouxe para a administração pública uma digitalização forçada.

Muitos gestores viram a demanda por serviços públicos aumentar ao mesmo tempo em que os atendimentos presenciais eram suspensos. Isso evidenciou ainda mais a necessidade de digitalizar processos administrativos.

Então, de uma para outra, muitas atividades e solicitações foram aprimoradas pelo mundo digital.

Essa transformação fica evidente através do levantamento realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), com o apoio da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia. 

A pesquisa mostra que a digitalização de serviços públicos estaduais e distritais cresceu 10 pontos percentuais. Segundo o presidente da Abep-TIC, Tasso Lugon,  “o avanço tecnológico é o principal aliado na entrega de soluções e serviços eficientes”

Desse modo percebemos que mesmo com um longo caminho a percorrer, a implementação de sistemas digitais é um grande avanço rumo à modernidade.

Para que serve um sistema de gestão pública

Cada sistema pode servir para uma finalidade diferente. Existem os programas que auxiliam na área de educação, outros são específicos para a saúde e existem aqueles que auxiliam no controle de arrecadação, por exemplo.

O que todos têm em comum é o objetivo de ser uma ferramenta intuitiva e fácil de usar, para trazer de fato resultados positivos. 

Além disso, um sistema eficiente deve promover políticas públicas de desenvolvimento que supram as demandas dos servidores. 

A tecnologia implementada precisa cumprir os princípios da publicidade e transparência, fatores essenciais para fortalecer a imagem da gestão junto à sociedade. 

6 Benefícios na implementação de sistema na gestão pública

Como vimos, cada tipo de sistemas possui objetivos diferentes, assim os benefícios são diversos. De modo geral, os programas ajudam na redução de custo, otimizam processos, regulam prazos e atendem os requisitos básicos de uma boa gestão

Entenda 6 vantagem ao implementar um sistema integrado:

  1. Desburocratização do atendimento ao cidadão;
  2. Mais autonomia para diferentes setores da administração;
  3. Melhor comunicação entre Governo e população;
  4. Mais transparência nos processos;
  5. Diminui custos operacionais;
  6. Padronização de processos e atendimento.

Como escolher um sistema para gestão pública

Com tantas opções, pode ser difícil escolher um sistema que atenda às reais necessidades da administração. O ideal é entender as demandas dos funcionários e também dos cidadãos, e então analisar qual software entrega uma solução completa

Confira alguns pontos importantes a considerar ao definir qual sistema implementar:

  • Objetivo: Entenda qual a carência da administração e saiba quais as possibilidades que cada sistema oferece para acabar com ela.
  • Suporte: Pesquise por um sistema que ofereçam suporte após a implementação. Às vezes o programa é excelente, mas a falta de assistência durante a adaptação faz com que ele não apresente resultados efetivos.
  • Reconhecimento: Pesquise por sistemas e empresas reconhecidas no mercado. Entre em contato com outros gestores públicos que usem o sistema para avaliar se ele cumpre com aquilo que oferece.

Conheça o SAI – Sistema de Acesso à Informação

O SAI – Sistema de Acesso à Informação funciona com um conjunto de ferramentas integradas. Ele oferece à gestão pública segurança e legalidade nos mais diferentes processos. 

O município que implementa o SAI conta com o Núcleo de acesso à informação do IMAP. Uma equipe preparada para entender as demandas dos servidores, cidadãos e gestores e então alavancar e aprimorar a transparência na gestão pública. 

Acreditamos que a gestão pública que investe nas tecnologias digitais está no caminho certo para promover a diferença na vida dos cidadãos.

Fale com um dos nossos consultores

possuímos a solução para sua gestão.