Diário Eletrônico Digital: Porque seu município deveria adotar

Com a chegada de novas tecnologias as publicações oficiais de governos podem ser realizadas por meio do Diário Eletrônico Digital, proporcionando mais praticidade e segurança para todos.

O diário oficial é o documento pelo qual a gestão pública mantém a população informada sobre assuntos importantes. É por meio dele que os cidadãos são notificados sobre novas leis, licitações, decretos e outros instrumentos normativos. 

É comum as pessoas terem dificuldade de conseguir o jornal impresso com essas informações. Por esse motivo, cada vez mais gestores públicos preocupados em facilitar o acesso à informação buscam maneiras de automatizar processos.

Continue lendo este artigo para entender porque usar um Diário Oficial Eletrônico para tornar público suas ações, decisões e resoluções e demais assuntos de interesse da sociedade.

Porque Adotar Um Diário Eletrônico Digital

Uma plataforma digital de comunicação com a população traz muitos benefícios para o município. 

Além de permitir que as pessoas tenham no alcance das mãos tudo que precisam saber, o Diário Oficial Eletrônico agiliza as atividades referentes à publicação.

Vimos nos últimos anos, em que decretos eram divulgados quase diariamente, a necessidade em possuir um software que otimize processos

Uma plataforma eletrônica diminui o risco de equívocos e possibilita que as informações sejam editadas com mais facilidade.

Com isso, evita confusões como a que aconteceu em Petrópolis, em julho de 2020, devido a um erro informado no Diário Oficial sobre o horário de funcionamento do comércio no Centro da Cidade.

5 Vantagens do Diário Eletrônico Digital

A automatização de processos traz diversos benefícios operacionais e ainda oferece vantagens que vão além do controle te tempo.

Conheça os 5 principais proveitos que o Diário Eletrônico Digital pode trazer para seu município:

  1. Economia:

A publicação em jornais e revistas de grande circulação pode gerar um alto custo para o município. Isso porque elas precisam ser pagas e o valor é contabilizado de acordo com o número de palavras. 

Além disso, se a administração opta por possuir seu próprio veículo de comunicação precisa arcar com custos operacionais como impressão e distribuição. Ou seja, a divulgação eletrônica elimina esses gastos e gera economia de recursos. 

  1. Flexibilidade:

Citamos acima o que um erro pequeno pode causar. A plataforma digital oferece mais flexibilidade na hora de editar notícias, não sendo preciso esperar uma nova impressão e nem pagar pelo serviço.

  1. Facilidade de acesso:

O Diário Eletrônico pode ser consultado por qualquer cidadão com um dispositivo móvel ou computador. Sem demora é possível conferir leis, atas, licitações ou decretos. 

  1. Segurança:

Os sistemas digitais oferecem mais segurança de dados e informações. Com eles a gestão pública consegue atestar a veracidade de uma notícia e prevenir problemas futuros. 

As notas lançadas digitalmente, assim como as suas edições, deixam rastros, o que permite que se saiba quem publicou o que, e quando. Ainda, garante que nada será perdido por meio de backups regulares. 

  1. Transparência:

Talvez essa seja uma das principais vantagens do uso de tecnologias na gestão pública. Elas garantem uma maneira fácil de manter a transparência das atividades da administração ou de empresas que se relacionam com ela. 

Através de portais digitais os cidadãos conseguem acessar de um jeito seguro e prático informações pertinentes aos projetos municipais. Isso fortalece a relação da população com a gestão e melhora a imagem do município.

O Diário Oficial Eletrônico é válido juridicamente?

Sim. A legalidade das publicações é garantida por meio de uma assinatura eletrônica. 

A plataforma é desenvolvida para gerar essa assinatura, certificada digitalmente, sempre que alguma informação for divulgada ou editada pelo Diário Eletrônico.

Isso afirma a autenticidade e confidencialidade dos documentos tramitados pelo programa. Assim, é impossível alterar qualquer dado, assegurando a legalidade do processo. 

Como criar um Diário Eletrônico Digital

Para que seu município tenha um Diário Oficial Eletrônico é preciso possuir um software que ofereça este serviço. 

Um Sistema de Imprensa Oficial próprio do município deve ser desenvolvido para divulgação dos atos públicos.

É importante que ele disponibilize um arquivo digital para edição no site e possa ser usado também para impressão do material. Dessa forma, o município pode optar em ter os dois tipos de publicação. 

Conclusão

O Diário Eletrônico Digital é um modo de transformar para melhor o processo de publicações oficiais. De maneira simples ele proporciona mais autonomia e controle para a administração. 

Entre em contato com nossa equipe para conhecer o SAI, um sistema de acesso à informação que permite a criação do Diário Oficial próprio de modo rápido e com um gerenciamento simples e seguro. 

Fale com um dos nossos consultores

possuímos a solução para sua gestão.