14 de abril de 2023
14 de abril de 2023
É dever de toda administração pública manter os cidadãos informados sobre assuntos pertinentes à gestão. Por isso é importante saber qual a melhor forma de divulgar: pelo Diário Oficial do Município ou do Estado.
Pensando em melhorar o acesso à informação, muitos gestores percebem a necessidade de digitalizar o processo de editoração. Isso já é possível através de softwares específicos.
Neste artigo trataremos sobre as diferentes formas de publicação, assim você poderá escolher qual o melhor jeito de comunicar às pessoas sobre a sua cidade.
Explicaremos também o que pode ser noticiado pelo Diário Oficial do Município e como fazer isso digitalmente.
O Diário Oficial é meio pelo qual a gestão pública divulga à população suas resoluções, decisões, ações, licitações e qualquer outro tipo de informação de interesse do cidadão.
Existem 3 tipos de Diários:
Cada Diário pode ser consultado por todos os cidadãos. Ele funciona como um informativo onde constam assuntos pertinentes à gestão pública, aos órgãos do governo e cidadãos em geral.
Ou seja, é importante que a administração saiba usar essa ferramenta a seu favor, garantindo a transparência de ações e projetos. O diário é um instrumento eficiente para comunicar e prestar contas à sociedade.
Hoje, com a chegada da tecnologia, muitos gestores públicos têm investido no uso do Diário Eletrônico Digital, facilitando também a pesquisa por parte da população.
A diferença entre os dois é simples: o Diário do Estado se destina a publicações referentes ao âmbito estadual e o Diário do Município é reservado para informações sobre a prefeitura e demais setores públicos da cidade.
Então, aqueles assuntos pertinentes à Gestão Pública municipal e de interesse único aos cidadãos da cidade devem ser lançados no Diário Oficial do Município.
Agora, se a sua cidade possui algum assunto importante para os demais cidadãos do Estado, como, por exemplo, um edital de concurso público, a divulgação pode ocorrer também através do instrumento Estadual.
Isso porque os Diários Oficiais se destinam também para o anúncio de concursos públicos e seus resultados. Além disso, podem ser usados para notificar sobre processos judiciais ou administrativos.
No Diário Oficial Municipal e Estadual constam assuntos diversos, como reuniões, editais, nomeações, exonerações e os demais assuntos de interesse público.
Geralmente, as publicações do Diário Oficial são divididas em 3 seções:
Existem duas maneiras para publicar no Diário Oficial do Município: física e digital.
O modo impresso é como um jornal, portanto a gestão pública arca com os custos referentes à impressão e distribuição. O valor pode variar, já que é calculado conforme o número de palavras impressas.
Em casos de erros, é preciso esperar a próxima impressão para ser possível realizar a edição e ainda é cobrado um novo valor pelo serviço.
A distribuição do Diário Oficial do Município pode ser diária, semanal ou em dias alternados. Depende da necessidade de cada administração.
Já o Diário Oficial Digital é uma ferramenta eletrônica que otimiza os processos de publicação das informações.
Uma plataforma digital traz muitos benefícios, como:
Gestores interessados em modernizar o município e garantir praticidade e redução de custos, buscam maneiras de tornar a administração pública cada vez mais digital.
Entendemos que para a gestão pública municipal a melhor forma de publicar informações importantes para a população é através do Diário Oficial do Município Digital.
Isso porque a ferramenta eletrônica garante mais transparência e segurança e permite que os cidadãos tenham de modo simples e rápido acesso aos assuntos pertinentes à administração.
Se você deseja saber mais sobre como aderir ao uso do Diário Oficial Digital, entre em contato com nossos consultores. Podemos ajudar a implementar o uso de sistemas digitais desenvolvidos para fortalecer seu município.