Conheça os principais benefícios de um software para o processo licitatório

benefícios de um software para o processo licitatório

Ao contrário de empresas privadas, órgãos públicos precisam participar de licitações para realizar compras governamentais e, por esse motivo, incorporar softwares para processos licitatórios na gestão pública é fundamental para realizar todas as etapas do processo de maneira organizada e eficiente.

Implementar novas tecnologias e sistemas inovadores na administração de estados e municípios têm como resultado a transparência dos processos e o cumprimento das exigências legais para a contratação de produtos ou serviços desejados.

Para vencer pregões, organizar contratos públicos, fazer a gestão correta de licitações, entre outros contextos, softwares para processos licitatórios são fundamentais, mas ainda geram muitas dúvidas em gestores públicos. 

No conteúdo a seguir apontamos os principais benefícios de utilizar um software para processo licitatório, continue lendo e confira.

Entenda a importância de softwares para processos licitatórios

O processo de compras governamentais é desafiador pois envolve o controle e transparência dos gastos públicos. Entretanto, compreender esse fluxo de trabalho e, em conjunto, fazer uso de softwares para processos licitatórios, tornam essa tarefa mais fácil e eficiente.

A Lei nº 14.133 de 1º de abril de 2021, também conhecida como Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, determina que os órgãos públicos podem realizar os seguintes tipos de licitação:

  • Leilão
  • Concurso
  • Concorrência pública
  • Pregão
  • Diálogo competitivo

Já em relação às alterações do contrato, temos dois tipos de critérios para os processos licitatórios: qualitativo e quantitativo.

O critério qualitativo diz respeito às características e especificidades do objeto a ser licitado. Nesse caso, não é levado em consideração o valor do contrato a ser assinado pela empresa vencedora da licitação, mas sim as alterações que precisam ser feitas na obra, por exemplo, para que os objetivos técnicos sejam atendidos.

Para o critério quantitativo, determina-se exatamente a alteração do valor do contrato, em virtude da diminuição ou aumento do custo do projeto ou serviço a ser entregue.

Entender essas especificidades do processo licitatório ajuda a compreender como o uso da tecnologia pode contribuir na organização e controle dos processos das licitações, de forma a centralizar as entregas em uma só ferramenta.

Como podemos observar, são muitos documentos, pessoas e tarefas envolvidas, logo, um software para processos licitatórios é capaz de trazer confiabilidade e segurança a essa rotina. Sendo necessário, inclusive, atender as exigências da Nova Lei de Licitações nº  14.133/2021.

Vantagens de utilizar softwares para processos licitatórios

Ainda mais intensificada pela pandemia da covid-19, a necessidade de digitalizar processos dentro da administração pública só aumenta ao longo dos anos.

Hoje, por exemplo, os municípios podem convidar organizações a participarem dos processos licitatórios de forma eletrônica. Isso ajuda, inclusive, a proteger os dados dos envolvidos através de criptografia. E como sabemos, segurança e confiabilidade nesse processo são fatores essenciais.

Centralizar e organizar os editais de licitação, contratos públicos, aditivos, atas de registro de preço, entre outros documentos, em uma só plataforma, são algumas das necessidades atendidas por softwares para processos licitatórios.

Confira a seguir mais benefícios dessas soluções.

Integração ao Portal Nacional de Contratações Públicas

Softwares para processos licitatórios permitem que as etapas desse processo só avancem quando a anterior for concluída corretamente através de um método de checklist. 

Para isso, é fundamental adquirir uma ferramenta que tenha total integração ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Dessa forma, gestores e servidores conseguem ficar atentos ao andamento de cada etapa do processo de licitação.

Além disso, permite que somente informações corretas sejam enviadas e recebidas, economizando tempo e dinheiro de ambas as partes no processo de licitação eletrônica.

Sendo assim, podemos observar que fazer uso de um bom software para processos licitatórios significa realizar atividades de compra do seu município com segurança e legalidade.

Adequação à Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

A Nova Lei de Contratos vem passando por atualizações de maneira periódica. Logo, ao adquirir um software para processos licitatórios, é preciso ter em mente que ele deve estar devidamente adequado a essa Lei.

Compreender todo o trâmite licitatório inclui aplicar corretamente os princípios da Lei nº  14.133 de 2021. Isso significa, por exemplo, conhecer corretamente as modalidades de licitações existentes, os critérios de julgamento, as disposições especiais sobre compras, obras e serviços de engenharia, como também as licitações internacionais. 

Portanto, realizar o processo licitatório sem o uso de uma ferramenta tecnológica e eficiente torna esta tarefa muito mais demorada e suscetível a erros.

Sabendo disso, o IMAP tem a solução ideal para o seu município, pois oferece essas e outras vantagens de uma solução inovadora para processos licitatórios.

Centralize as licitações do município através do Módulo de Compras Públicas do IMAP e obtenha todos os benefícios que você procura em um software para processos licitatórios. Clique aqui e saiba mais!

Tags: licitações, software

Fale com um dos nossos consultores

possuímos a solução para sua gestão.