Conheça os principais benefícios de um software para o processo licitatório

os principais benefícios de um software para o processo licitatório

Ao contrário de empresas privadas, órgãos públicos precisam participar de licitações para realizar compras governamentais e, por esse motivo, incorporar softwares para processos licitatórios na gestão pública é fundamental para realizar todas as etapas do processo de maneira organizada e eficiente.

Implementar novas tecnologias e sistemas inovadores na administração de estados e municípios têm como resultado a transparência dos processos e o cumprimento das exigências legais para a contratação de produtos ou serviços desejados.

Para vencer pregões, organizar contratos públicos, fazer a gestão correta de licitações, entre outros contextos, softwares para processos licitatórios são fundamentais mas ainda geram muitas dúvidas em gestores públicos. 

No conteúdo a seguir apontamos os principais benefícios de utilizar um software para processo licitatório, continue lendo e confira.

Entenda a importância de softwares para processos licitatórios

O processo de compras governamentais é desafiador pois envolve o controle e transparência dos gastos públicos. Entretanto, compreender o fluxo desse trabalho e, em conjunto, fazer uso de softwares para processos licitatórios, tornam essa tarefa mais fácil e eficiente.

A Lei Federal de número 8.666 de 1993 estará revogada em 02/04/2023 e determina que os órgãos públicos podem realizar os seguintes tipos de licitação:

  • Carta-convite 
  • Leilão
  • Concurso
  • Concorrência pública
  • Tomada de preços

Já em relação às alterações do contrato, temos dois tipos de critérios para os processos licitatórios: qualitativo e quantitativo.

O critério qualitativo diz respeito às características e especificidades do objeto a ser licitado. Nesse caso, não é levado em consideração o valor do contrato a ser assinado pela empresa vencedora da licitação, mas sim as alterações que precisam ser feitas na obra, por exemplo, para que os objetivos técnicos sejam atendidos.

Para o critério quantitativo, determina-se exatamente a alteração do valor do contrato, em virtude da diminuição ou aumento do custo do projeto ou serviço a ser entregue.

Entender essas especificidades do processo licitatório ajuda a compreender como o uso da tecnologia pode contribuir na organização e controle dos processos das licitações, de forma a centralizar as entregas em uma só ferramenta.

Como podemos observar, são muitos documentos, pessoas e tarefas envolvidas, logo, um software para processos licitatórios é capaz de trazer confiabilidade e segurança a essa rotina. Sendo necessário, inclusive, atender as exigências da Nova Lei de Licitações nº  14.133/2020.

Vantagens de utilizar softwares para processos licitatórios

Ainda mais intensificada pela pandemia da covid-19, a necessidade de digitalizar processos dentro da administração pública só aumenta ao longo dos anos.

Hoje, por exemplo, os municípios podem convidar organizações a participarem dos processos licitatórios de forma eletrônica. Isso ajuda, inclusive, a proteger os dados dos envolvidos através de criptografia. E como sabemos, segurança e confiabilidade nesse processo são fatores essenciais.

Centralizar e organizar os editais de licitação, contratos públicos, aditivos, atas de registro de preço, entre outros documentos, em uma só plataforma, são algumas das necessidades atendidas por softwares para processos licitatórios.

Confira a seguir mais benefícios dessas soluções.

Acompanhamento dos processos licitatórios

Softwares para processos licitatórios permitem que as etapas desse processo só avancem quando a anterior for concluída corretamente. Logo, gestores e funcionários conseguem ficar atentos ao andamento de cada etapa.

Realizar atividades através de um método de checklist promove a transparência e legalidade.

Além disso, permite que somente informações corretas sejam enviadas e recebidas, economizando tempo e dinheiro de ambas as partes no processo de licitação eletrônica.

Fácil identificação das empresas inidôneas

Empresas inadimplentes podem ser facilmente encontradas através de um bom software para processos licitatórios. 

Dentro da administração pública é essencial estar envolvido somente com empresas com boa reputação e que prezam pela lisura em suas atividades.

Portanto, soluções tecnológicas são capazes de entregar aos cidadãos a transparência e confiabilidade que os bons gestores públicos buscam em seus mandatos, pois evitam a contratação de organizações impedidas de disputarem contratos públicos.

Dessa forma, esses softwares funcionam também como uma fonte de referência para compras governamentais na etapa de habilitação dos processos licitatórios.

Rápido recebimento de informações e documentos dos licitantes

Se uma empresa não entregar corretamente os documentos e não respeitar os prazos, isso faz dela uma organização impedida de participar de processos licitatórios. E isso um bom software pode informar rapidamente.

Em muitos casos, os editais de compras governamentais informam claramente a documentação e as regras aplicadas aos licitantes. Porém, ainda assim, muitas empresas tentam burlar as exigências com o intuito de participarem de qualquer forma da concorrência. 

Sendo assim, se você é um gestor público que quer transparência e segurança nos processos licitatórios do seu município, o uso da tecnologia pode ser a solução que você busca. 

Para isso, o IMAP é o parceiro ideal em seus processos de trabalho através do Módulo de Compras do IMAP com total integração ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) do Governo Federal.

Centralize as licitações do município através de uma solução inovadora e obtenha os benefícios que você procura em um software de processos licitatórios. Clique aqui e saiba tudo sobre o módulo!

Tags: processo licitatório, software

Fale com um dos nossos consultores

possuímos a solução para sua gestão.